quarta-feira, 14 de março de 2007


Matéria Interpretativa





Álcool combustível é um dos motivos da visita de Bush ao Brasil
Em sua segunda visita oficial ao Brasil, o presidente americano George W. Bush veio com um grande tema para discussão: o etanol, mais conhecido como álcool combustível em nosso país como também para reforçar as relações bilaterais e a influência dos Estados Unidos sobre a América Latina.
Bush encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo, onde discutiram diversas questões relacionadas ao etanol, sendo a principal delas a proposta de criação de um mercado internacional regular do combustível vegetal. Brasil e Estados Unidos são, hoje, responsáveis pela produção de 70% de todo etanol consumido no planeta (aproximadamente 35 bilhões de litros por ano). No entanto, ainda não existem negociações regulares deste produto.Dessa forma, a idéia é transformar o etanol em uma commodity, isto é, em um produto padronizado que tem comercialização internacional regular, como é o caso do petróleo, do milho e do café.
A visita de Bush também se reveste de objetivos políticos, como a busca em dar subsídios à recente guinada de seu governo à valorização das questões ambientais, e também a intenção de reduzir a dependência dos EUA em relação à importação de petróleo. "Além dos benefícios ambientais, esses biocombustíveis podem ser renovados ano a ano e podem ajudar a nossa economia no setor agrícola quanto à dependência de combustíveis fósseis. Esses serão os combustíveis do futuro nesse país", afirmou Bush em discurso recente durante um fórum agrícola.

Nenhum comentário: