quarta-feira, 11 de abril de 2007

Teoria das Forças

1) Escolher uma matéria do JOL. Identificar cada uma das forças.

Escolhi a matéria sobre a condenação que o Papa Bento XVI fez a teoria evolucionista de Cahrles Darwin em livro lançado nesta quarta-feira (11). A matéria pode ser vista em
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL20435-5602,00.html.

Força pessoal (Fp): "O Papa Bento XVI afirmou que a teoria da evolução de Charles Darwin não pode ser provada completamente porque as mutações ao longo de centenas de milhares de anos não podem ser reproduzidas em laboratório."

Força Social (Fso): "Declarações foram publicadas em livro na Alemanha e divulgadas hoje ao público."

Força Ideológica (Fi): "O Papa elogiou o progresso científico e não endossou as visões daquilo que ele chamou de "design inteligente" sobre a origem da vida. As declarações foram publicadas nesta quarta-feira (11) na Alemanha, no livro "Schoepfung und Evolution" (“Criação e Evolução”)."

Força Cultural (Fc): "O processo em si é racional, apesar dos erros e da confusão quando passa por um corredor estreito, escolhendo algumas poucas mutações positivas e usando baixa probabilidade", diz Bento XVI."

Força Histórica (Fh): "O Papa Bento XVI afirmou que a teoria da evolução de Charles Darwin não pode ser provada completamente porque as mutações ao longo de centenas de milhares de anos não podem ser reproduzidas em laboratório.

O britânico Charles Darwin (1809-1882) foi um dos primeiros biólogos a debater a evolução das espécies na Terra. Ele criou a teoria da evolução, também denominada de evolucionismo, na qual afirma que as espécies animais e vegetais do planeta não são imutáveis."

Força do Meio Físico (Fmf): "Papa questiona teoria da evolução de Charles Darwin
Bento XVI diz que ciência não explica 'completamente' a teoria do biólogo britânico.
Declarações foram publicadas em livro na Alemanha e divulgadas hoje ao público."

Força dos Dispositivos Tecnológicos (Fdt): " No livro, Bento XVI defende o que ficou conhecido como "evolução teísta", a visão das igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Protestante de que Deus criou a vida através da evolução e que religião e ciência não precisam confrontar-se por isso."


2) Escolher 1 das teorias e discutir sua aplicabilidade para o JOL.

Acho que a teoria das forças histórica é uma na qual se consegue "aplicar" facilmente no JOL pois dependendo da matéria que irei publicar, posso fazer uma analogia com um fato passado semelhante. Pode-se, também, servir como complemento de uma matéria como base para um melhor entendimento da informação. É um recurso que os jornalistas podem utilizar com mais frequência para dar credibilidade.

Nenhum comentário: