segunda-feira, 23 de abril de 2007

Fazer uma matéria livre com fonte direta e indireta:

O que é Síndrome do Ovário Policístico (SOP)?

Consiste em uma síndrome ou um conjunto de sintomas provocado pela formação de microcistos no ovário. Os ovários são dois órgãos responsáveis pela produção dos hormânios sexuais femininos e por acolher os óvulos que a mulher traz consigo desde o ventre materno.

Segundo o site Uol, os fatores que levam ao desenvolvimento da SOP não são totalmente conhecidos mas tem origem genética, em parte, pois irmãs ou filhas de uma mulher portadora do distúrbio tem 50% de chance de desenvolvê-la. Tudo indica que sua origem está associada com a produção da insulina em excesso pelo organismo. O aumento da quantidade dessa substância no sangue (a hiperinsulinemia) provocaria o desequilíbrio hormonal. (fonte indireta)


"Os ovários policísticos podem estar associados, ainda, ao aparecimento de pêlos no corpo, de acne e da obesidade. É esse conjunto de manifestações que caracteriza a síndrome dos ovários policísticos", diz o médico e professor da Faculdade de Medicina de São Paulo Hans Halbe. (Fonte Indireta)

Um dos sintomas mais comuns da síndrome são as alterações menstruais, sendo que estas tornam-se espaçadas e, em geral, a mulher menstrua apenas poucas vezes por ano. Outros como o hirsutismo que é o aumento dos pêlos no rosto, seios e abdômen; o aumento da produção de material oleoso que, como consequência, produz mais acne e o sintoma no qual preocupa mais as mulheres é a infertidade. (leia mais informações no "saiba +")


O tratamento seria o uso contínuo de pílula anticoncepcional, para normalizar o ciclo menstrual e suprir a demanda de hormônios, ou dependendo do caso o uso de comprimidos de progesterona que servem para suprir a falta deste hormônio que não está sendo produzido pelo ovário ou, em casos mais graves, a cirurgia que seria a remoção dos cistos. Esta só é feita quando os remédios não acabam com a síndrome.


"Uma em cada dez mulheres pode ter ovários policísticos, mas com acompanhamento médico, o controle da síndrome, para a paciente, torna-se mais fácil", diz o ginecologista e obstetra pelotense Sílvio Reis. (fonte direta)

Saiba + :

A fertilidade é afetada?
Uma das conseqüências da síndrome é a diminuição da fertilidade devido à dificuldade de ovulação. Entre as mulheres que apresentam os sintomas da síndrome de ovário policístico, apenas 25% engravidam espontaneamente. Mas o tratamento para induzir à ovulação é simples; portanto, na maioria das vezes, a infertilidade é facilmente revertida. (fonte indireta)



traz informações detalhadas e curiosidades sobre a síndrome. (fonte indireta)