segunda-feira, 28 de maio de 2007



Escolher um livro, uma palestra ou um filme e fazer uma resenha crítica opinativa.


Resenha Crítica de "Anjos e Demônios"



O livro escolhido para esta "crítica" é um dos meus favoritos, "Anjos e Demônios", do escritor norte-americano Dan Brown, que terá sua versão para o cinema em 2008 e uma das estrelas cotadas para compôr o elenco é a modelo gaúcha Gisele Bündchen.


Resumo

Anjos e Demônios é um romance policial que conta a primeira aventura de Robert Langdon, personagem principal do livro “Código da Vinci”, do mesmo autor. A história acontece um ano antes da aventura vivida no “Código” e começa quando Robert, que é um respeitado professor de simbologia de Harvard, recebe uma ligação do CERN, organização européia para pesquisa nuclear, pedindo para que ele investigue a morte de um dos mais renomados físico da Instituição, Leonardo Vetra.



Sem entender o porquê foi chamado para desvendar o crime, Robert aceita o convite e vai para o CERN em Genebra, na Suíça. Ao se deparar com o corpo, o professor compreende o motivo pelo qual o chamaram: no peito de Vetra, foi gravado com ferro em brasas, o símbolo de uma antiga fraternidade inimiga da Igreja Católica, extinta há milhares de anos, os Illuminatti.


Cena do "Código da Vinci"

O pesquisador estava desenvolvendo um estudo sobre antipartículas e que, dentro de seu laboratório particular, acreditava ter reproduzido o Big-Bang, mas sua intenção não era contestar a existência de Deus, pelo contrário, queria mostrar ao mundo que ciência e religião poderiam andar juntas, sem problema. Só que a antimatéria, em contato com o ar, destruiria tudo e todos à sua volta. Quando Robert vê a marca dos Illuminatti e descobre que a antimatéria foi roubada, começa uma história de muita aventura, suspense e adrenalina para o leitor.

Enquanto isso, em Roma, o mundo está às vésperas de um conclave para eleger o novo Papa e Robert descobre que a antimatéria está na Cidade do Vaticano e, se não for encontrada logo, uma grande tragédia está preste a acontecer. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a até o fim a lendária vingança contra a Igreja Católica, sua inimiga número um e, de posse de uma nova arma devastadora, além de ameaçar explodir tudo, anunciam que irão matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal.


Entra em cena afilha do cientista assassinado, Victoria Vetra que ajudou seu pai a fazer a antimatéria. Ela e Landgon procuram desesperadamente salvar a vida dos cardeais e encontrá-la no meio das milhares pistas deixadas pelos Illuminatti. Depois de muita aventura, suspense e símbolos, a antimatéria é encontrada. Revelações surpreendenetes fazem com que o leitor não O mundo cai aos seus pés pelo heroísmo, e quando está quase se tornando o novo Papa, descobre-se que ele foi o responsável por todos os crimes e não os Illuminatti, suicidando-se assim em seguida.


Análise

Anjos e Demônios" é escrito em um estilo muito acessível e de fácil entendimento, um livro para não parar de ler nem por um minuto. Tanto este, como “Código da Vinci” foram escritos com brilhantes idéias e de uma maneira que envolve o leitor por completo, pois trata de questões que passam pela cabeça de todos como a fé e a religião, se a Igreja Católica realmente não esconde segredos que poderiam modificar todo rumo do mundo e até onde a ambição do homem vai.

O que o autor teve que tomar cuidado, e por isso a grande polêmica em volta de seus dois livros, é que estes são histórias de ficção, mas Brown escreveu sobre coisas completamente reais, de nossas vidas, como a Igreja Católica, o próprio CERN e por aí afora. Muitas pessoas tomam verdades para si e jamais gostariam de ser contrariadas. Quando digo isso, me refiro a história do Vaticano, no conclave dos Papas. Tudo o que aparece no livro, 99% dos fatos são verdadeiros e para uma pessoa “mexer” em assuntos tão delicados, precisa saber muito ou ter muita coragem para colocar seu nome “na fogueira” das críticas ou dos elogios.


O título do livro foi brilhante, pois, na minha opinião, como os Illuminatti tinham sua “ambigüidade”, o título carrega a mesma idéia, sendo uma referência à Igreja como “cara de anjo e essência de demônio”, ou também pode-se entender como a ciência sendo a salvação do mundo, como um anjo e /ou a destruidora do mundo, como um demônio, mas mesmo assim, o livro tem minha nota 10, assim como o “Código” que é um livro intrigante e apaixonante.

Nenhum comentário: